Sobrancelha caindo, o que pode ser?

Você sabe a verdadeira importância das sobrancelhas? Então, elas têm a importante função de proteger os nossos olhos do suor, de impurezas e outros agentes.

Poucas pessoas sabem disso ou prestam atenção nessa função, pois as sobrancelhas ganharam um importante destaque na beleza facial. Por isso, quando os pelos começam a cair, afeta diretamente a auto estima das pessoas.

Se o seu caso é esse, se você não entende porque os pelos de suas sobrancelhas estão caindo, leia esse artigo até o final e saiba um pouco do que fazer para evitar.

A primeira coisa que você precisa saber é que, assim como acontece com os fios dos cabelos, os pelos das sobrancelhas também têm seu ciclo de vida: nascem, crescem por alguns dias, param de crescer, e “descansam” por algumas semanas até que, por fim, caem para serem substituídos por outros. Porém, esse processo não é tão perceptível.

Além da queda natural dos fios, existem outros fatores que vão deixando progressivamente, as sobrancelhas mais finas e com falhas.

Como a quantidade de fios das sobrancelhas é bem menor que no cabelo, essa perda já se torna perceptível e evidente.

A preocupação maior é mesmo quando os pelos começam a cair espontaneamente e em grande quantidade, deixando a sobrancelha cada vez mais fina e com “falhas” rapidamente.

As causas mais comuns envolvem:

  • Doenças específicas dos pelos, como: alopecia por tração, alopecia areata, líquem plano pilar, entre outras;
  • Doenças do organismo, como: distúrbios da tireóide, menopausa, anemias;
  • Doenças inflamatórias da pele, como: dermatites, psoríase;
  • Uso de alguns medicamentos, como: remédios quimioterápicos, algumas pílulas anticoncepcionais, ansiolíticos, medicamentos para diabetes, entre outros que possam causar queda de pelos e cabelos.
  • Gravidez, estresse, fumo, excesso de maquiagem nas sobrancelhas, envelhecimento, também são causas de queda de pelos.

O que pode ser feito, para evitar a queda dos pelos das sobrancelhas?

  • Pentear diariamente as sobrancelhas, é um hábito que ajuda a estimular o crescimento dos fios. Isso acontece porque a prática estimula as células responsáveis pelos pelos;
  • Uma vez por semana, fazer uma esfoliação superficial nas sobrancelhas, porém, sem esfrega-las. Esse processo elimina células mortas e impurezas;
  • Manter uma dieta saudável, consumindo uma quantidade suficiente de nutrientes;
  • Mantenha a pele hidratada, isso possibilita que os pelos também permaneçam hidratados;
  • Evite excessos ao tirar os pelos das sobrancelhas, pois eles podem aumentar ainda mais a perda dos pelos;
  • Use sempre pinças limpas, esterilizadas ou descartáveis, para evitar a transferência de bactérias que podem causar infecções.

Como vimos nesse artigo, a queda dos fios das sobrancelhas é um problema que pode acontecer por diversas causas, porém quando acontece em excesso é hora de pesquisar e procurar um profissional médico!

Eu amo sobrancelhas!

Kátia Marinho

Pedagoga, esteticista, podóloga, terapêuta holística, designer de sobrancelhas, micropigmentadora estética e paramédica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *